Em 2007, realizando um sonho antigo, o Canto Verde ampliou o seu atendimento. Além da Educação Infantil, passou a trabalhar com os anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10 anos).
Os planos curriculares do Ensino Fundamental são compostos por uma Base Nacional Comum, obrigatória em âmbito nacional, e uma parte diversificada para atender conforme as necessidades, às possibilidades e peculiaridades locais, bem como às diferenças individuais dos alunos. O currículo do Canto verde está organizado:
Avaliação
A verificação do desempenho escolar busca avaliar o grau de desenvolvimento do aluno, as competências e habilidades adquiridas, as dificuldades e possibilidades apresentadas, a fim de programar as ações educacionais necessárias. Para efeito de avaliação do aproveitamento, o professor distribuirá ao aluno pontos cumulativos até o limite máximo de 100 (cem pontos) em cada disciplina, conteúdo e/ou área de conhecimento. Sendo distribuídos trimestralmente. Para aprovação o aluno deverá ter o aproveitamento mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada conteúdo e a frequência igual ou superior a 75% do total das horas letivas.
Os estudos de recuperação serão oferecidos ao final de cada trimestre a todo aluno que não obtiver 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos nas avaliações, e serão desenvolvidos em dois momentos: o primeiro momento na sala de aula com atendimento feito pelo professor da disciplina e o segundo momento através de estudos orientados com avaliações específicas.
Metodologia
A Metodologia da escola e de todos os seus profissionais leva em consideração três principais focos: identidade, diversidade e autonomia. Atingimos estes focos através da Pedagogia de Projetos, de forma interdisciplinar, buscando preparar nossos alunos para enfrentar os desafios que a vida oferece, com informações contextualizadas, instigando a curiosidade, o espírito crítico, a autonomia e a criatividade.
Nossos trabalhos, atividades e concepção do conhecimento estão dentro de uma linha pedagógica sócio interacionista, em que os conhecimentos são desenvolvidos pela interação entre a criança, o meio, o objeto e as pessoas a partir das relações estabelecidas, onde o papel do professor é mediar e propor atividades buscando desenvolver as habilidades e competências necessárias.
Nossa contribuição para o mundo e a humanidade se retrata em empenho diário de maneira afetiva e efetiva com a educação.
Perseguimos o desenvolvimento dinâmico, empreendedor, transformador e inovador, na intenção de participar da formação ética, política, sócio-cultural, autônoma e afetiva de cada um de nossos alunos.
Objetivos Gerais do Ensino Fundamental
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: