Turmas

Ensino Infantil e Fundamental II

A escola Canto Verde possui turmas do maternal II ao 9º Ano do Ensino Fundamental II.

Para todas as turmas propomos uma educação participativa e criativa, desenvolvendo potencialidades, valorizando o respeito mútuo, a iniciativa, despertando a cooperação e o sentimento de responsabilidade cívica e social.
Que fundamentada no conhecimento científico, forme alunos críticos e conscientes de seus direitos e deveres, e sujeitos ativos na construção do seu saber.

Para conhecer cada uma de nossas turmas, clique nas placas abaixo..

MATERNAL

Os trabalhos elaborados e desenvolvidos nas turmas de Maternal II e III têm como principais objetivos: possibilitar à criança sua interação social, brincar expressando suas emoções, desejos e necessidades; conhecer, explorar, perceber-se parte integrante e transformadora do meio em que está inserida; utilizar das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) a fim de conhecer, descobrir e redescobrir o mundo em que vive; desenvolver uma imagem positiva de si mesma, atuando de forma cada vez mais independente e confiante.

Hora do conto, rodas, músicas, brincadeiras, jogos, registros diários… são alguns dos recursos que utilizamos para alcançar de forma prazerosa e significativa os objetivos traçados. E a meninada adora! Talvez porque dessa forma as crianças possam expressar seus sentimentos, participar do processo de aprendizagem não só como espectador. É uma troca onde professor/mediador e alunos aprendem, descobrem e crescem juntos.

No Maternal o trabalho é bastante lúdico, as atividades de Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade são iniciadas a partir do concreto, das vivências reais e diárias, respeitando sempre o interesse e a maturidade das nossas crianças. Movimento, Música, Artes também são trabalhados em sala de aula e em aulas especializadas. Os projetos com temas envolventes e interessantes vem para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem.

Aqui se inicia a vida escolar. É o começo de um processo de aprendizado baseado principalmente na afetividade e na confiança.

1° PERÍODO

As crianças mostram-se espertas e interessadas nas novidades do 1º Período.Nesta etapa adaptam-se rapidamente à rotina da sala. Aqui, damos continuidade ao trabalho realizado nas turmas anteriores ampliando gradativamente as oportunidades de vivências das crianças. Trabalhamos o letramento de forma bem prazerosa, com bingo de letras, de nomes, de números, jogos da memória, trilha das letras, listagens e escritas diversas. Nós procuramos partir dos aspectos pessoais do aluno, centros de interesse, a escola, a família, os amigos, professora, ajudante, etc.

As crianças interagem com jogos matemáticos envolvendo números, quantidades, cores, formas geométricas e conceitos básicos.

Nossas rodinhas são recheadas de conversas animadas sobre os finais de semana, datas comemorativas, sacola surpresa, histórias e muito mais. No recreio é pura diversão! Investimos diariamente na convivência grupal e socialização de nossos alunos. Tratamos dos aspectos essenciais para uma convivência sadia: respeito, saber dividir, higiene pessoal, cuidados com a natureza e outros.

Realizamos rotineiramente atividades que desenvolvem a psicomotricidade, sempre dando preferência àquelas que deixam a meninada bem animada e interessada: gincanas, brincadeiras de roda, brincadeiras antigas (Amarelinha, pique, passa anel, Seu Mestre mandou…),circuitos, enfim.

No 1º Período também trabalhamos com as crianças atividades que estimulam o desenvolvimento da linguagem e memória, como os teatros, a Hora do Conto…As crianças ampliam consideravelmente a capacidade de se comunicar, de representar, de figurar e compreender o mundo. Com as histórias elas se aproximam do mundo escrito, através do faz de conta elas viajam e se divertem, mas também são estimuladas a decifrar os códigos da escrita. Essa turminha realmente aprende brincando!

2° PERÍODO

O trabalho realizado no 2º Período acontece com muita interação e parceria entre nós professores, escola, alunos e família; resultando assim numa ação pedagógica muito mais eficaz e significativa.

Temos como objetivo específico ampliar a visão de mundo dos nossos alunos, estimulando-os em todas as áreas (artes, desenho, música, linguagem oral e escrita, matemática, coordenação motora e outros), tornando-os assim, cidadãos críticos e ativos no processo de ensino e aprendizagem.

Situações de letramento são oferecidas para as crianças diariamente. Para o desenvolvimento da meninada do 2º Período é proposto um trabalho com inúmeros portadores de texto, escritas diversas, pseudo leituras, parlendas, jogos…

Na matemática os alunos são levados a lidar com números, quantidade, desafios matemáticos e tantos outros.

Nesta fase as crianças avançam em seus desenhos e figurações. São estimuladas a investir nos detalhes, aproximando-se cada vez mais da realidade.

Os Projetos proporcionam uma diversidade imensa de descobertas.

No convívio social vivem momentos de troca e interação; fato este que fundamenta o bem estar das crianças na aprendizagem global. A todo instante as crianças são encorajadas a pensar, refletir, argumentar e levantar hipóteses de situações do nosso cotidiano, fazendo da aprendizagem um ato significativo.

1º ANO
1ª Série do Ensino Fundamental de 9Anos (Antigo 3º Período)

Os alunos do 1º ano vivenciam grandes descobertas, principalmente no universo da leitura e escrita, além de desenvolverem a linguagem oral, socialização e autonomia.

As crianças ainda estão em processo de compreensão da lógica de nossa escrita, consideramos que (independentemente da idade em que se encontram) elas possuem uma capacidade infinita de extrair e estabelecer relações entre os objetos de seu conhecimento.

O trabalho não é linear, os resultados nem sempre são previsíveis, mas as crianças do 1ºano nos encantam com suas descobertas e as suas conquistas.
O trabalho de alfabetização, iniciado quando a criança entra na escola, é consolidado, e é muito emocionante acompanhar a evolução diária de nossos alunos e alunas.

Todas as atividades e projetos desenvolvidos na turma são planejados com grande compromisso e carinho, atendendo a faixa etária e buscando oferecer uma educação de qualidade que priorize a formação integral dos nossos alunos.
Várias atividades são desenvolvidas, como: produção de textos, caça-palavras, cruzadinhas, conto e reconto de histórias, poesias e parlendas, álbum de figurinhas, calendário, agenda de telefones, jogos, brincadeiras, entre outras.

A todo momento as crianças são encorajadas a pensar, refletir e argumentar a respeito de situações do cotidiano levando assim, a uma aprendizagem significativa.

Nesta etapa as crianças são desafiadas a alçar voos mais altos. Os resultados são muito positivos graças aos estímulos oferecidos pela escola, mas, sobretudo, pela capacidade de desenvolvimento e superação de cada um.

2ª Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos (Antiga 1ª Série)

O trabalho desenvolvido com a turma do 2º ano é planejado para atender as especificidades desta faixa etária. Para efetivar o processo de ensino-aprendizagem várias atividades são desenvolvidas, como: produção e interpretação de diversos textos, resolução de situações problemas, experiências, registros, relatos, pesquisas, trabalhos em grupo, brincadeiras, jogos, entre outras.

Nesta etapa as crianças desenvolvem o raciocínio lógico-matemático através do trabalho com as operações e problemas envolvendo adição e subtração, sistema monetário, análise de gráficos, medidas de tempo e atividades diversas, entre elas, a gincana da matemática que a garotada adora.
Nas diferentes áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Ética e Meio Ambiente, Inglês e Educação Física) os alunos são encorajados a participar de debates, discussões e reflexões sobre vários temas, reconhecendo seus direitos e deveres, a importância ao respeito mútuo e ao meio ambiente.

No dia-a-dia, as crianças constroem relações de convivência aprendendo a respeitar o espaço de socialização, elas são estimuladas a acompanhar o próprio desenvolvimento, analisando seus resultados em atividades individuais e em grupo, testes e avaliações.

Sempre buscamos estratégias para que os estudantes possam desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e a interpretação da realidade.

3ª Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos (Antiga 2ª Série)

De acordo com a faixa etária, são desenvolvidas várias atividades com o objetivo de proporcionar aos estudantes a construção de competências e habilidades específicas nas diferentes áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Ética e Meio Ambiente, Inglês e Educação Física).

No trabalho com leitura e interpretação de textos as crianças do 3º ano entram em contato com diferentes gêneros textuais, como: lendas, contos, poemas, fábulas, história em quadrinhos, entrevistas, notícias, cartazes, anúncios, tabelas, gráficos, receitas, bilhetes e textos visuais.
Através destes são valorizadas atividades abordando aspectos ortográficos e gramaticais, em que os alunos aprendam a valorizar a língua culta e formal.

As atividades são trabalhadas de forma integrada, fazendo conexão com outras disciplinas, oferecendo ao aluno um conteúdo mais rico e completo.
Os alunos são estimulados a participar de debates, discussões e reflexões sobre diferentes temas, como também de experimentações que enriquecem ainda mais o processo de aprendizagem.

Os alunos do 3º ano aprendem diariamente a importância da harmonia na convivência entre as pessoas e o respeito mútuo, como também a valorização das diferenças de cada um.

No 4º ano, privilegiamos o ensino enquanto construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno, onde participam ativamente das aulas, realizando atividades de observação, comparação, pesquisa, elaboração de hipóteses e conclusões. Nas aulas a criança questiona, raciocina e busca soluções, a partir do que aprende, das vivências do seu dia-a-dia e do seu saber intuitivo.

Ao longo do ano são propostas atividades que desenvolvam aprendizagens significativas e que facilitem o desenvolvimento das potencialidades, habilidades, aptidões, capacidades cognitivas e, ao mesmo tempo, fortaleçam a autonomia, a responsabilidade, o comprometimento e o sentimento de cooperação e solidariedade no aluno.
Outro ponto fundamental sempre vinculado às atividades e à rotina da escola, é a preocupação em desenvolver ideias e valores a respeito da preservação do meio ambiente.

Buscamos práticas reflexivas e sadias para que os educandos possam tornar-se cidadãos éticos, responsáveis e preparados para o futuro. Priorizando a sua formação integral, ou seja, estimulando o aluno a ser agente do seu próprio desenvolvimento tendo como base os 4 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O 5° ano tem como pressuposto a compreensão de que a sala de aula não está restrita a 4 paredes, mas ao mundo, que vem se transformando.

Compreendemos que toda aprendizagem é uma construção que o aluno realiza para atribuir significados às novas informações que lhe são apresentadas; tem como objetivos a compreensão do avanço tecnológico, a importância da preservação do meio ambiente, da cidadania e da solidariedade, além do raciocínio lógico, espacial e matemático, cultivando a capacidade de observar, analisar, interpretar e criticar construtivamente, além de estimular o interesse pela cultura, ciências, pesquisa …

Visando estes pressupostos, nossos alunos tem a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, como elementos de auto realização e preparação para o exercício consciente da cidadania e trabalho futuro.

Eles demonstram segurança no pensar, no refletir, no argumentar, em expor e exprimir sensações, emoções, opiniões e sentimentos, tendo a professora como mediadora e interventora do processo, e o principal, como amiga e colaboradora de todos.

Ao longo do ano a turma do 5º ano vem se preparando para deixar o Canto Verde, quando serão enturmados no ano seguinte nas escolas parceiras ou outras instituições escolhidas pelos pais. Buscamos preparar o nosso aluno para este desafio futuro, oferecendo-lhe todas as condições necessárias para a sua formação.

É um momento de despedida. Alunos, familiares e Equipe Canto Verde se mostram saudosos, pois o tempo que passamos juntos é sempre marcado por muitas conquistas e afetuosa acolhida.

AMIGOS DA NATUREZA - Nossa escola está comprometida com a preservação do meio ambiente.